Veja o resumo do que aconteceu na 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Gonçalves

• Publicado em: 17/02/2022
  • Assunto: Atividades da Presidência

Na noite desta quarta (16) a Câmara Municipal de Gonçalves reuniu-se para a 2ª Sessão Ordinária, que teve seus trabalhos presididos por Júlio Cezar, com o Vice-Presidente Marquinhos Dias, e o Secretário Expedito Sorriso. Também estiveram presentes os Vereadores Paulinho Targino, Benedito Rafael, Pelé do Sertão e Professor Tirso. A vereadora Maria do Clóvis esteve ausente por problemas de saúde, e o vereador Zil por ainda não completar seu ciclo vacinal contra a Covid-19.

A abertura dos trabalhos se deu pelo uso da Tribuna Livre com o Diretor do Departamento de Turismo e Cultura, o sr Álvaro Costa, da Prefeitura de Gonçalves e Thaynara Siqueira da empresa Mantiqueira Ecoturismo. O tema foi o Projeto de Segurança e Conservação de Trilhas de Gonçalves desenvolvido ao longo de 2021, e que teve a sua conclusão em janeiro deste ano. Álvaro e Thaynara fizeram uma apresentação breve aos vereadores, que assistiram atentamente aos resultados obtidos.

Thaynara explica o Projeto "Nós fizemos um estudo para saber qual é o limite de carga, sem degradar o meio ambiente e o número de pessoas por dia. Fizemos um levantamento de tudo de errado que pode acontecer naquele atrativo ou naquela trilha e também a adequação a legislação ambiental para notear os proprietários dos atrativos, já que eles precisam se adaptação a legislação".

Além disso, ela ressalta que o Projeto tem como intenção de auxiliar e organizar o turismo nos atrativos naturais, trilhas e demais lugares que são de cunho turístico em Gonçalves. " Isso ajuda a direcionar o turismo desses atrativos de uma forma mais sustentável e mais segura".

Já na Ordem do Dia, os Projetos de Leis Complementares Substitutivos, que cria vaga para o cargo de Técnico do Órgão Municipal de Educação e para a alteração de Lei Complementar 1027/2013 e o Projeto de Lei Ordinária Substitutivo que cria vagas para a prestação de serviços de psicologia e serviço social. Ambos foram votados e aprovados em 1ª votação, contudo precisam ainda de mais uma sessão para serem aprovados, no próximo dia 03/03.

O Vereador Paulinho Targino direcionou um requerimento ao Executivo sobre a falta de remédios na farmácia municipal e sobre a diminuição da liberação de exames pelo Departamento Municipal de Saúde.

Já as indicações do dia foram dez (10) ao total. O Vereador Professor Tirso encaminhou três indicações ao Executivo. Os assuntos tratam-se de intervenções nos bairros João Miguel, Brejo Grande, Córrego da Foice e Ozórios - todas direcionadas ao Departamento de Infraestrutura.

O Vereador Zil encaminhou quatro indicações ao Executivo. Os assuntos tratam-se de intervenções nos bairros Mundo Novo, São Lázaro e Sertãozinho - todas direcionadas ao Departamento de Infraestrutura.

Enquanto isso, o Vereador Paulinho Targino encaminhou duas indicações para o Executivo Municipal. O primeiro assunto trata-se da melhoria do abastecimento de energia elétrica no Bairro Ezequiel. Em sua indicação, o vereador pede que o executivo entre em contato com a CEMIG para que seja feita a troca do transformador. Já em outro pedido, ele encaminha a solicitação para que seja feita a dedetização do Centro, já que o número de animais peçonhentos tem crescido muito devido ao período chuvoso.

Marquinhos Dias e Benedito Rafael fizeram uma indicação cada um. O Vereador Marquinhos pede uma intervenção no Bairro Atrás da Pedra, com a construção de um bueiro no Morro da Pedra. Já Benedito Rafael pede que seja implantado redutores de velocidade, também no Bairro Atrás da Pedra, como ponto de referência próximo à residência do Senhor Jorge Barnabé.

Para acompanhar todo o trabalho da Câmara, acesse: www.camaragoncalves.mg.gov.br e também nos acompanhe pelos nossos canais digitais: @camaragoncalvesmg no Facebook e Instagram