Na 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Gonçalves, realizada em 23 de outubro de 2024, a diretora do departamento de saúde, Angélica de Fátima Barbosa, trouxe esclarecimentos importantes sobre o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), em resposta às dúvidas levantadas pela vereadora Maria do Clóvis em sessões anteriores. Durante a reunião, a vereadora indagou sobre a situação do ortopedista que, segundo ela, teria sido demitido após o período eleitoral e estaria atuando sem receber por seus serviços desde 2022 até julho de 2024.
Angélica Barbosa iniciou sua fala enfatizando que, ao contrário do que foi questionado, o ortopedista não foi demitido e continua exercendo suas funções como médico do Programa Saúde da Família (PSF). "Em primeiro lugar, ele não foi demitido porque ele não era contratado como ortopedista. No dia 7 de outubro, ele já estava trabalhando no cargo de PSF, das 7h às 15h30 normalmente", esclareceu a diretora.
Angélica também esclareceu a questão da remuneração do ortopedista, refutando as alegações de que ele não era pago por suas consultas. "É mentira que ele não recebia nada. O Dr. Luiz Antônio foi remunerado por todas as horas extras que realizou na UBS. Ele usufruiu de um total de 427 horas extras (banco de horas), e recebeu como pagamento R$ 18.689,00 que foram as horas trabalhadas a mais dele, esta apuração se refere a 20/04/2022 a 05/07/2024. Não trabalhamos com voluntariado na saúde pública, todos os profissionais são remunerados conforme suas funções", destacou a diretora, enfatizando que as afirmações da vereadora não correspondiam à realidade.
Durante seu discurso, Angélica relembrou que, no período em que Dr. Luiz Antônio precisou se afastar, os pacientes da ortopedia não ficaram desassistidos, sendo encaminhados para outras referências da região, como o Hospital Frei Caetano, a cidade de Itajubá e o Consórcio Intermunicipal De Saúde Da Microrregião Do Alto Do Sapucaí (Cismas). "Nenhum paciente ficou sem tratamento. Todos foram encaminhados para as nossas referências regionais, garantindo a continuidade do atendimento necessário", afirmou.
Além de esclarecer as dúvidas levantadas sobre o caso do ortopedista, Angélica aproveitou a oportunidade para criticar a falta de diálogo entre a Câmara Municipal e o departamento de saúde. Segundo a diretora, os vereadores nunca a procuraram diretamente para esclarecer questões relacionadas à pasta, o que contribuiu para a disseminação de informações equivocadas. "Nenhuma vez fui chamada por telefone ou mensagem, nem fui procurada pessoalmente para esclarecer qualquer dúvida. Tudo que foi discutido sobre o departamento de saúde foi trazido à Câmara sem que os dois lados da história fossem ouvidos", lamentou Angélica.
A diretora ainda se referiu a um grupo local intitulado de “mete bronca aí Gonçalves”, que a vereadora Maria do Clóvis mencionou em seu discurso anterior. "Gostaria de deixar claro que o grupo citado pela vereadora não é um canal oficial da prefeitura. Nós não respondemos a informações divulgadas por fontes não oficiais", disse Angélica, ressaltando a importância de buscar informações verificadas para evitar a propagação de boatos.
Angélica finalizou sua fala pedindo maior respeito aos diretores dos setores municipais e mais comunicação por parte dos vereadores. "Estamos à frente de pastas importantes e merecemos ser ouvidos. As informações precisam ser verdadeiras e baseadas em dados concretos, não em suposições ou boatos. Temos problemas na saúde, como em qualquer lugar, mas inventar informações falsas não ajuda a resolvê-los", afirmou a diretora. Ela destacou que seu trabalho à frente do departamento foi realizado com compromisso e transparência e que todas as acusações trazidas à Câmara foram devidamente documentadas.
"Eu sempre defendi minha equipe, porque sem eles, nada funcionaria. Temos defeitos, como qualquer setor, mas as críticas precisam ser construtivas e baseadas na realidade. Espero que, para os próximos anos, os vereadores tenham mais comunicação com os representantes dos setores se realmente quiserem o melhor para o município", concluiu Angélica, que está de saída do departamento.
Com esse diálogo aberto entre a diretoria de saúde e os vereadores, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a transparência e com o bem-estar da população de Gonçalves, trabalhando em conjunto para garantir que os serviços de saúde continuem sendo oferecidos de forma eficiente e responsável.
A reunião pode ser assistida neste link aqui