Pontos Turísticos de Gonçalves

Localizado no Sul de Minas, o município de Gonçalves destaca-se pelas belezas naturais e pelo agradável clima subtropical de altitude. As temperaturas no verão variam de 18 a 32 graus e no inverno podem chegar a 7 graus negativos. Na Serra da Mantiqueira, em meio a florestas de araucárias e a belas cachoeiras, o município com 4.220 habitantes, segundo dados do IBGE de 2010, recebe anualmente milhares de turistas, vindo de diversas partes do Brasil e exterior, principalmente de São Paulo.

Sua economia baseia-se no turismo e na agricultura, destacando-se como grande produtor de orgânicos, conhecidos nacionalmente e ainda sua deliciosa culinária típica do Sul de Minas. Aqui são encontrados pratos simples e caseiros até a alta gastronomia.

Outro atrativo do município são os picos, que chegam a 2100 metros e as corredeiras do Rio Capivari, perfeitas para a prática de esportes de aventura e para a pesca da truta. O cenário romântico, entre as lareiras, o bom vinho e os confortáveis chalés, também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.

Gonçalves faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, ficando próximo a cidades como Campos do Jordão e Monte Verde, e também próximo ao Circuito das Águas e das Malhas.

A cidade vem crescendo e se desenvolvendo no setor hoteleiro e gastronômico. Desde o ano de 2000, pode-se acompanhar um crescimento significativo, consolidando o município como referência entre os destinos turísticos da região.
A cidade oferece uma excelente infraestrutura em pousadas, com mais de 1200 leitos, 38 bares e restaurantes e receptivos turísticos. Gonçalves se destaca pelo aconchego e requinte das suas instalações hoteleiras, pela deliciosa comida, que pode ser preparada nos fogões a lenha, de casas que ainda mantém a arquitetura do século passado, ou em requintados bistrôs, com chefes reconhecidos internacionalmente.

Outro diferencial da cidade são as manifestações culturais. O município preserva várias tradições, como a celebração e festas dos padroeiros, o desfile de carros de boi e apresentações de congadas e moda de viola.
O artesanato também enche os olhos dos que aqui chegam. Peças em madeira, palha, fibras de bananeira, argila, tecido e linha ganham espaço nos ateliês e nas casas dos artesãos e designers.
Próximo a Campos do Jordão e Monte Verde, o município é dono de um cenário único, com suas belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos.

Conheça os Atrativos Naturais do nosso Município

Cachoeira das Andorinhas

Seu aceso é pela estrada de ligação Gonçalves/Martins. Após 1,5 km em estrada de terra bem conservada, seguir a pé por um pasto íngreme e uma pequena trilha de fácil acesso. Não possui sinalização, exceto uma placa na entrada do pasto. Sendo uma das mais belas cachoeiras de Gonçalves, é muito visitada por turistas em busca de tranqüilidade e contemplação da natureza e também por banhistas. Sua queda principal é usada como refúgio por dezenas de andorinhas que constroem seu ninho debaixo dela. Possui piscinas naturais e grandes lajes de pedra.

Nível de dificuldade: Médio