Sobre Gonçalves

A Cidade de Gonçalves

Manifestações Culturais
O município preserva tradições que garantem o ar interiorano da cidade, seja nas ruas do centro ou nos bairros rurais. As manifestações culturais mostram sua autenticidade com o resgate e valorização das expressões de raízes que não se perderam ao longo do tempo.

Artesanato
A diversidade de expressões culturais encontradas em Gonçalves se materializa em formas de escultura em madeira, móveis artesanais, tapetes e diversas peças de decoração. Matérias-prima como madeira, palha, fibras de bananeira, argila, tecido e linha ganham espaço nos ateliês e nas casas dos artesãos e designers. Gonçalves também é uma cidade adotada como lar por artistas plásticos, músicos, fotógrafos, artesãos e gourmets que aqui vieram se inspirar.

Religião
As manifestações religiosas se destacam com as festas dos padroeiros, tapetes de Corpus Christi, encenações e procissões na Semana Santa.

Congada
Na Congada, passando de geração para geração, é comum ver pais, filhos e netos, manifestando sua fé com alegria e devoção.

Moda de Viola
O talento musical é uma característica forte no Município. Diversas duplas mantêm a tradição das modas de viola que eram entoadas no passado. É comum ter apresentação dessas duplas em espaços públicos.

Lira Nossa Senhora das Dores
Gonçalves sempre teve característica artística proeminente, garantida por sua secular tradição musical, perpetuada através dos tempos pela excelência de sua banda municipal. Não é raro ver apresentações da Banda Lira Nossa Senhora das Dores, na praça central ainda hoje, como há mais de 100 anos, compondo uma bucólica atmosfera.

Carros de boi
Nos bairros rurais ainda são encontrados carros de boi, primeiro meio de transporte do município. Alguns agricultores usam esse transporte para carregar milho e outros produtos que são produzidos nos sítios. É comum esses carros passarem pelo centro da cidade e encantarem a todos com seu ringir e suas histórias.

Produtos Orgânicos
A agricultura orgânica e biodinâmica ganha cada vez mais adeptos no município, pessoas interessadas em qualidade de vida e bem-estar, que aos poucos migram da agricultura convencional para o cultivo orgânico, atraindo consumidores conscientes e que valorizam essas técnicas de cultivo.