Polícia Militar de Gonçalves apresenta projeto de segurança a vereadores

• Publicado em: 15/05/2019

Nessa quarta-feira, 14 de maio, oficiais da Polícia Militar (PM) estiveram na Câmara Municipal de Gonçalves apresentando aos vereadores, plano para implantar sistema de monitoramento na cidade. O objetivo é auxiliar a polícia na manutenção da segurança do município.

O projeto, de iniciativa da PM, pretende instalar 12 pontos de monitoramento com 18 câmeras nos acessos à cidade e também em pontos estratégicos do centro. A base da PM receberá a central de controle.

Estão previstos três tipos de câmeras para captação de imagens, cada tipo com particularidades funcionais, além de software que permite o reconhecimento de placas de veículos e também aplicativo para acesso remoto às imagens.

O custo de implantação do projeto foi estimado em cerca de R$ 130 mil e a manutenção mensal para operação do sistema, em aproximadamente R$ 600.

Para a viabilidade de implantação e operação, está prevista parceria entre a Polícia Militar, Prefeitura, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), Micropic e também a iniciativa privada local.

Para a elaboração do projeto, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado pela PM, foram pesquisados sistemas de monitoramento das cidades de Paraisópolis e Extrema, mas o modelo adotado foi baseado, principalmente, no sistema de Cambuí.

Na ocasião da apresentação do projeto, os vereadores tiveram suas dúvidas esclarecidas e também puderam colaborar com sugestões de outras parcerias.

Os vereadores presentes na reunião foram Adilson José dos Santos, Antônia Maria de Alvarenga, José Benedito de Morais, Luciano Romão Leite, Marcus Vinicius Dias e Oswaldo da Penha Barbosa. Os oficiais da PM que fizeram a apresentação do projeto foram Sargento Neves, Cabo de Souza e Soldado Alvarenga. Também estiveram presentes Celso Góes, José Fernandez Freire e Juarez Trombeta.