IBGE apresenta Censo 2020 às autoridades de Gonçalves

• Publicado em: 27/09/2019

No dia 25 de setembro, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram na Prefeitura Municipal de Gonçalves apresentando às autoridades o Censo Demográfico 2020.

Com a pauta “planejamento e acompanhamento”, na primeira reunião realizada no município foram apresentados cronograma, metodologia e mapas.

O instituto espera contar com o envolvimento da Prefeitura, Câmara e entidades locais a fim de viabilizar sua atuação em Gonçalves, principalmente na fase de preparação com a atualização da Base Territorial de descritores de divisas, mapas e cadastros.

Outros encontros serão realizados em Gonçalves, todos com os objetivos de dar transparência às atividades do Instituto no município, informar sobre ações de campo, divulgar os trabalhos e envolver as autoridades e a população.

O Censo Demográfico 2020, que será realizado em todo o Brasil entre os dias 20 de agosto e 20 de outubro, pretende obter informações atualizadas e precisas a fim de traçar perfil abrangente e fiel da realidade do país. Os dados são relevantes para projeções de população para distribuição dos Fundos de Participação de Estados e Municípios, por exemplo.

A pesquisa será a maior operação de recenseamento realizada no país. A coleta de dados será totalmente informatizada e estão previstas visitas a aproximadamente 71 milhões de endereços. Em Gonçalves, quatro recenseadores irão percorrer cerca de 1.400 domicílios.

Resultados preliminares do censo serão apresentados pelo IBGE a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020, o documento final e as análises estão programadas para o segundo semestre de 2021.

Nessa primeira reunião em Gonçalves estiveram presentes o vereador Luciano Romão Leite, o prefeito Sr. Luiz Rosa da Silva, o chefe de gabinete Carlos Hernani Barbosa Gomes, o assessor de comunicação da prefeitura João Rafael Pinheiro, e os representantes do IBGE Diego Iriarte Martins e Ricardo Augusto Soares.

Fonte: IBGE

Imagem: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gonçalves

#GonçalvesMG #CamaraMunicipaldeGonçalves #PrefeituraMunicipaldeGonçalves #IBGE #Censo2020