Câmara encaminha pedido para solução de problema com a água para COPASA e Deputado

• Publicado em: 13/11/2019

Melhoria da qualidade da água foi apontada como prioridade para população de três bairros de Gonçalves.

O problema foi levantado em reuniões realizadas pela Câmara Municipal de Gonçalves, em agosto e outubro deste ano, com a comunidade dos bairros Barra do Lambari, Ribeirãozinho e São Sebastião das Três Orelhas.

A prefeitura tem procurado minimizar o problema com medidas temporárias, mas representantes do executivo e legislativo municipal e também a comunidade, acreditam que a solução definitiva seja a ampliação da rede de abastecimento pela COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Alternativas, como a construção de estações de tratamento de água, são inviáveis financeiramente para a prefeitura.

A respeito do assunto, a Câmara Municipal de Gonçalves elaborou documento contendo: relatório da análise de água de 2018; reprodução de postagem feita em uma rede social, de setembro de 2019, com apelo de moradora do Bairro São Sebastião das Três Orelhas com imagens da água turva; descrição detalhada do problema em Gonçalves; e pedido de solução.

No final de outubro, o vereador Luciano Romão Leite esteve reunido com a gerente do Distrito Regional da COPASA, em Pouso Alegre, Sra. Cristiane Godóy de Salles, e também com o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Nas duas ocasiões, além de protocolar o documento, o vereador teve a oportunidade de, pessoalmente, explicar o problema e cobrar solução.

O deputado Arantes se comprometeu em atuar para atender à demanda encaminhada pela Câmara Municipal de Gonçalves.

Segundo Cristiane, da COPASA, por questões de legais, prefeituras deverão implementar Plano Municipal de Saneamento Básico (Lei No 11.445 05/01/2017) para que concessionária continue atuando nos municípios, renovações ou novos contratos dependerão dessa adequação.

A COPASA se mostrou empenhada em colaborar, já encaminhou, à Câmara, modelo de Plano Municipal de Saneamento Básico e sugeriu como exemplo o documento que está sendo implementado na cidade de Munhoz.

#GonçalvesMG #CamaraMunicipaldeGonçalves #Copasa