Segunda reunião da Câmara Itinerante aconteceu no bairro Sertão do Cantagalo

• Publicado em: 27/11/2019

No dia 14 de novembro, no centro comunitário do bairro, vereadores, prefeito, vice-prefeito e moradores abordaram assuntos semelhantes aos apontados na primeira reunião do projeto, no bairro São Sebastião das Três Orelhas, o tema principal foi infraestrutura.

A frente da associação de moradores, Cida do Sertão, como é conhecida, organizou, antes da reunião, um levantamento das demandas do bairro junto aos moradores.

Os assuntos levantados foram:

1. Carência de pontos de ônibus;
  2. Perigo das árvores na beira da estrada;
  3. Reforma do centro comunitário;
  4. Curvas muito fechadas e perigosas da estrada;
  5. Educação de trânsito para estradas rurais;
  6. Elogios ao serviço de saúde e esclarecimentos sobre inviabilidade de implantação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município;
  7. Esclarecimentos sobre arrecadação municipal e código tributário;
  8. Preservação das nascentes, qualidade e volume da água e saneamento básico;
  9. Visitas do técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), às lavouras;
  10. Tanque para o posto de saúde do bairro;
  11. Melhorias no sinal de internet e celular;
  12. Oscilação e falta de energia constante no bairro;
  13. Ampliação dos dias de atividades do Programa de Inclusão de Gonçalves (PINGO);
  14. Calçamento dos locais críticos das estradas;
  15. Nomenclaturas das vias.

Cada um dos itens foi discutido e soluções foram sugeridas. Moradores se dispuseram a colaborar com projeto, mutirões, arrecadação de recursos e material para viabilizar algumas ações. Vanessa Miranda, vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), sugeriu incluir algumas demandas do bairro nas contrapartidas solicitadas pelo conselho para compensações socioambientais.

Dois problemas apontados ao longo da reunião ocorreram no final do encontro, a forte chuva que caiu ocasionou inúmeras goteiras no centro comunitário e também provocou a queda de energia no bairro.

Cerca de 35 pessoas estiveram presentes na segunda reunião da Câmara Itinerante, promovida pela Câmara Municipal de Gonçalves. Os vereadores presentes foram Adilson Cássio de Castro, Adilson José dos Santos, Antônia Maria de Alvarenga, José Benedito de Morais, Julio Cezar Ribeiro, Luciano Romão Leite e Marcus Vinicius Dias. O prefeito de Gonçalves, Sr. Luiz Rosa da Silva, o vice-prefeito Márcio Donizetti de Oliveira, participaram da reunião juntamente com a vice-presidente do CODEMA, Vanessa Miranda. Também estiveram presentes membros da Associação dos Agricultores e Familiares do Centro Comunitário Rural do Sertão do Canta Galo.

O projeto Câmara Itinerante teve início no mês de outubro, os vereadores da Câmara Municipal de Gonçalves se reuniram com moradores do bairro São Sebastião das Três Orelhas.

A próxima reunião da Câmara Itinerante será no Bairro Venâncios, dia 05 de dezembro, às 19h.

#GonçalvesMG #CamaraMunicipaldeGonçalves #CamaraItinerante