Sucesso do Parlamento Jovem 2019 garante continuidade do projeto em 2020

• Publicado em: 18/12/2019

Pelo segundo ano, a Câmara Municipal de Gonçalves ofereceu aos estudantes do Ensino Médio da cidade o projeto Parlamento Jovem de Minas Gerais (PJ).

Ao longo de 2019, os estudantes participaram de inúmeras atividades em Gonçalves e também em Córrego do Bom Jesus, Camanducaia, Cambuí e Belo Horizonte.

Os jovens participaram de atividades que abordaram política, cidadania, teatro, oratória e se aprofundaram no tema da 16ª edição do projeto, preconceito étnico-racial. Também esteve disponível a plataforma EAD (ensino à distância) da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com uma variedade de cursos e conteúdos complementares.

Nas cerca de 25 atividades realizadas, foram oferecidos aos participantes material de estudo, transporte e alimentação.

Resultado da Plenária Estadual, que aconteceu em setembro, na ALMG, em Belo Horizonte, os estudantes participantes elaboraram documento contendo 16 propostas que foi entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, para posterior análise e encaminhamentos pertinentes.

No encerramento da programação 2019 do Parlamento Jovem, os estudantes receberam certificado e, fazendo uso da tribuna, ressaltaram a importância de um projeto como esse, voltado para a educação, principalmente em municípios carentes de atividades para jovens.

Aprofundar conhecimentos em tema de relevância da atualidade e política é o que os participantes destacaram do Parlamento Jovem, mas também habilidades desenvolvidas no decorrer do projeto, como desenvoltura ao falar em público. Segundo os integrantes, conhecer outras cidades e fazer amizades com estudantes da região também são destaques do projeto.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e é realizado nas cidades em parceria com as câmaras municipais. O projeto conta com a elaboração e suporte da Escola do Legislativo, da ALMG, e por sua complexidade e abrangência, já foram iniciados os preparativos para a edição de 2020.

No início de dezembro, os vereadores Leandro Neto e Luciano Romão Leite, e a Assessora de Comunicação e coordenadora local do PJ Monica Davi, estiveram em Belo Horizonte participando do curso de formação para a 17ª edição do Parlamento Jovem, com tema escolhido pelos estudantes de 2019, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Os representantes de Gonçalves entregaram o termo de adesão ao projeto de 2020 à Ruth Schmitz de Castro, gerente-geral da Escola do Legislativo, da ALMG. O documento, submetido a votação em sessão ordinária e aprovado, foi assinado por todos os vereadores da Câmara Municipal de Gonçalves, garantindo assim a realização do Parlamento Jovem 2020 na cidade.

Saiba mais sobre esse importante projeto no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

#MaisJovensNaPolítica #PJMinas2019 #Preconceito #Étnico #Racial